Massagem Tui-Na


Massagem Tui-Na

A Massagem Tui-Na é parte integrante da Medicina Chinesa sendo constituída por um variado conjunto de técnicas manipulativas. “Tui” significa empurrar e “Na” significa agarrar. É também conhecida como Massagem e Osteopatia Chinesa.

Pela sua aplicação, são estimulados pontos de acupuntura e zonas específicas do corpo do paciente com o objetivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energético. Assim, a Massagem Tui-Na fundamenta-se nas teorias do Qi (energia vital), Xue (sangue) e Zang Fu (órgãos internos), e guia-se pela teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais).

Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo e produz efeito no interior do mesmo, contribui para a desobstrução dos meridianos, regula o equilíbrio das energias Yin/Yang, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos, pelo que permite prevenir e tratar diversas patologias e melhorar o bem-estar físico, psicológico e emocional do paciente.

» Qual é a diferença da massagem ocidental?

A principal diferença da Massagem Tui-Na das restantes é no diagnóstico que é necessário realizar.

O Tui-Na tem como objetivo restabelecer os desequilíbrios energéticos, sendo necessário o diagnóstico para os determinar. A massagem ocidental visa na sua maioria o relaxamento muscular tendo como prática uma técnica física de manipulação dos tecidos moles (pele, músculos).

Moxibustão

» A Massagem Tui-Na serve para quê?

  • Pode ser utilizada como substituto da Acupuntura em crianças ou em pacientes com dificuldade em submeterem-se ao tratamento com agulhas
  • Para aliviar a dor ou para recuperação da boa forma
  • Para o alívio da dor nas diferentes patologias