Meditação


Da medicação à meditação.” Osho

A Meditação é uma técnica mental que não requer esforço e pela qual se experimenta um estado de profundo relaxamento, duas vezes mais intenso que no período de sono profundo, tornando-se a mente mais calma, mas, ao mesmo tempo, mais alerta. Os estudos comprovam que o relaxamento adquirido durante a prática é único e singular, promovendo diversos benefícios para a saúde mental, física, emocional, espiritual e para o comportamento dos indivíduos.

Alguns benefícios comprovados cientificamente são:

  • Reduz o stress e a ansiedade
  • Aumenta o sistema imunitário
  • Aumenta a capacidade de concentração
  • Aumenta a autoestima e autoconfiança
  • Maior equilíbrio emocional
  • Anti-inflamatório natural
  • Melhora a qualidade do sono e de vida em geral

» Estudo científico

Em 2010, os cientistas realizaram uma pesquisa com dois grupos: o grupo A, 45 estudantes americanos da Universidade de Oregon, e o grupo B, 68 estudantes chineses da Universidade de Tecnologia de Dalian. Todos os participantes estavam submetidos a um treinamento integrativo de corpo e mente, um tipo de meditação intensa. Em seguida, cada um deles eram submetidos a uma ressonância magnética. Em duas semanas, os exames comprovaram o número de conexões cerebrais de sinalização. Em um mês, foi possível verificar a mudança na atividade mental na região do córtex cingulado, anterior ao cérebro, região que é responsável por regular tanto funções autónomas, como a pressão sanguínea, quanto cognitivas, como a emoção e a aprendizagem. 

Essa parte do cérebro está associada a várias doenças mentais, como défice de atenção, demência, depressão e esquizofrenia.  

Tais mudanças aliadas à meditação, proporcionaram melhoras no humor, redução de cortisol e de raiva, ansiedade, depressão e fadiga.

Mais estudos científicos sobre a Meditação

Na prática clínica, a Meditação é utilizada como uma ferramenta complementar de forma a consciencializar o Ser na maximização da cura.

» Quer levar um dos nossos Workshops ao seu espaço? Entre em contacto.

Marcar consulta